ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Despedida de Henry Sobel do Brasil reúne líderes religiosos e amigos em São Paulo

Líderes religiosos de diversas igrejas, como o cardeal católico dom Odilo Scherer, autoridades e outros cerca de 500 convidados participaram na noite desta quinta-feira (31) de uma homenagem de despedida do rabino Henry Sobel do Brasil. Ele resolveu mudar para Miami, nos Estados Unidos, onde tem um apartamento.

O evento foi organizado pelo Instituto Vladimir Herzog no Memorial da América Latina, em São Paulo. Coincidiu com os 38 anos da histórica celebração ecumênica organizada na praça da Sé, na capital, em memória do jornalista Herzog, assassinado nas dependências de uma repartição do Exército poucos dias antes após comparecer voluntariamente para prestar depoimento a pedido dos militares.


Sobel teve um papel bastante relevante naquele período final da ditadura militar no Brasil. Ao se recusar a fazer o enterro de Herzog na ala dos suicidas do cemitério israelita do Butantã, acabou denunciando a farsa da versão oficial para a morte do jornalista, cujo corpo apresentava sinais de tortura.


Em sua fala, Sobel fez uma reconstituição detalhada daquela semana, do instante em que recebeu um telefonema no Rio avisando sobre a morte de Herzog ao ato político-religioso da Sé. Disse ao final que sentiu muito medo quando, dois dias antes da celebração, recebeu a visita de três generais fardados que pediram para ele não comparecer.

"Me sinto muito mimado com esta linda homenagem", disse na chegada ao evento. "Volto [para os EUA, onde viveu até 1970] porque completei 70 anos. Depois de 43 anos de rabinato, é tempo de ler mais, ouvir mais, contemplar mais a natureza", afirmou. "Estou saindo do Brasil sem magoas. Pelo contrário, com saudades [...] Espero fazer minha parte para fortalecer os laços desses dois países”.

Sobel disse que embarca para os EUA em novembro, mas já voltará em março do ano que vem para ajudar na organização do casamento de sua filha única. Depois, planeja ficar indo e voltando constantemente. "Não é uma despedida, é só um até logo", disse.

Despedida do rabino Henri Sobel
Evento de despedida do Brasil do rabino Henry Sobel









Fonte: Folha de São Paulo
31/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário